A Arte de Ganhar Autoridade nas Mídias Sociais- Posicionamento

Por Flávia Carvalho 

 

A mídia social é um ótimo lugar para se conectar com seu público-alvo, gerar business (negócio), construir autoridade sobre sua marca  e direcionar mais tráfego para seu website e sua vida profissional.

 No entanto, é também um espaço muito competitivo. É preciso muito tempo, conhecimento,  esforço para  destacar-se da multidão e construir uma presença on-line que o ajudará a direcionar o tráfego para o seu site e fazer seu negócio crescer.

 A lógica sugere que, se você vir concorrentes com taxas de adesão maiores ou maiores taxas de engajamento do que a sua, eles devem ser melhores nisso do que você. 

Afinal de contas, a mídia social não é ciência de foguetes rs…rs; qualquer um pode fazer isso ?

 Bem…não exatamente. Há algumas pessoas que se destacam na construção de sua audiência e seguidores crescentes porque têm uma capacidade inata para isso aliada atécnica e conhecimento específico. Outras podem se sentir mais inclinadas aos métodos tradicionais de marketing como resultado de suas próprias forças pessoais.

Conheça seu público

Antes de iniciar qualquer tipo de campanha de marketing de mídia social, você deve primeiro conhecer seu público. Do que eles gostam? 

O que impulsiona seu engajamento? Quais são os tópicos que eles mais discutem? Quais são seus pontos de dor? 

Por exemplo, se você está na indústria de fitness e está tentando promover sua nova proteína em pó, você vai querer saber o que seu público-alvo está procurando. Será que eles gostam de fotos? Vídeos? 

Ou talvez eles gostem de ler posts baseados em texto? Saber do que seu público gosta o ajudará a encontrar a plataforma de mídia social correta, bem como o tipo de conteúdo que o ajudará a atingir seus objetivos de marketing.

Como ganhar autoridade e influência digital 

À medida que você se familiariza mais com seu público, você verá que autoridade e influência não são dadas; elas são ganhas. Você não pode simplesmente comprar isto ou aquilo para que as pessoas gostem de você ou o sigam. O que você pode fazer, entretanto, é fornecer conteúdo relevante e valioso que resolva os problemas de seus clientes potenciais e os faça querer segui-lo.

 Como você ganha mais autoridade e influência no espaço da mídia social?

 A melhor maneira de fazer isso é criar um grande conteúdo que ofereça valor ao seu público. 

Depois de ter atraído um público e eles estarem lhe seguindo, você pode usar essa oportunidade para promover seus produtos ou serviços. Manter um cronograma de publicação consistente é também outro fator importante para ganhar autoridade e influência nas mídias sociais. 

Postar um post a cada semana ou a cada duas semanas não será tão eficaz quanto postar vários posts por semana. Quanto mais consistente você for com sua programação de postagens, mais autoridade e influência você terá.

Criar conteúdo convincente – consistente

O conteúdo que você publica nas mídias sociais pode determinar se as pessoas o seguirão ou não e se envolverão com ele. 

Seja um vídeo, uma imagem ou um post baseado em texto, você precisa ter certeza de que é algo que realmente vai atrair seu público. 

Sabemos que as mídias sociais são ótimas para construir um público, mas e quanto a dirigir o tráfego para o seu site? As taxas de envolvimento de seus posts são um fator importante. Se você tem postagens que estão recebendo um grande volume de ações e gostos, você provavelmente direcionará mais tráfego para o seu website. Por que o conteúdo envolvente direciona mais tráfego para o seu website? 

Bem, uma vez que alguém goste ou compartilhe seu post, o post aparecerá nos feeds de notícias de seus amigos que usam a mesma plataforma de mídia social. Então, assim que seus amigos virem o post e clicarem nele, eles serão direcionados ao seu website.

Faça com que os Influenciadores falem de você

Outra ótima maneira de divulgar seu nome e construir autoridade e influência nas mídias sociais é conseguir que outra pessoa o faça por você. Isto pode ser feito atraindo influenciadores e fazendo com que eles falem sobre sua marca e/ou produtos. 

Para encontrar influenciadores, você pode usar uma ferramenta tecnológicas ou mesmo o Google para encontrar os artigos mais compartilhados em seu nicho de mercado. 

Ao fazer isso, você pode identificar os autores mais influentes. Então, você pode entrar em contato com esses influenciadores e tentar fazê-los falar sobre sua marca. 

Fazer com que os influenciadores falem sobre você não é tão fácil quanto parece. Você precisa ser criativo e autêntico em sua abordagem. Os influenciadores serão capazes de dizer se você não está sendo genuíno.

 Uma vez que você tenha atraído um influenciador, você pode usar suas mídias sociais para construir sua própria autoridade e influência.

Cronograma dos Postos de Engajamento

Posts de engajamento são simplesmente posts projetados para engajar na mídia social. Estes tipos de postes são altamente recomendados. Por quê?

 Porque eles não apenas aumentam suas taxas de engajamento, mas também o ajudam a construir um relacionamento com seus seguidores. 

Os “cargos de noivado” podem ser qualquer coisa, desde uma pesquisa até uma pergunta ou até mesmo um meme. 

O importante é que o cargo deve ser algo que encoraje seus seguidores a se engajarem com você. Quando você se envolve com seus seguidores, você está projetando um elemento humano para sua marca. 

Seus seguidores vão começar a sentir que o conhecem ou que podem se relacionar com você. 

Isto o ajudará a construir confiança e autoridade. Postos de engajamento são uma ótima maneira de construir um relacionamento com seus seguidores. Também lhe dá uma oportunidade de aprender mais sobre eles e seus interesses. 

Estas informações podem ajudá-lo a adaptar seus futuros cargos para melhor se adequar ao seu público.

Conclusão

Como você pode ver, ganhar autoridade digital e influência nas mídias sociais não é algo que acontece da noite para o dia, exige os 4 “C” Coragem,  coerência, consistência, constância.

 É preciso tempo e esforço para construir uma presença neste espaço. Dito isto, se você se concentrar na criação de grandes conteúdos que seu público vai adorar, você pode ter certeza de que estará no caminho certo para ganhar autoridade e influência digital.

Flávia Carvalho

 

 

2 respostas para “A Arte de Ganhar Autoridade nas Mídias Sociais- Posicionamento”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *