O Global Wellness Institute  com a missão de capacitar o bem-estar em todo o mundo se reuniu em TEL AVIV

Por Flávia Carvalho

 

O mundo está enfrentando uma pandemia de doenças crônicas. Estas doenças não transmissíveis, incluindo diabetes, doenças cardíacas e hipertensão, estão entre as principais causas de morte em muitos países. Na maioria dos casos, estas doenças são evitáveis. Além disso, elas requerem soluções que se concentrem mais na prevenção do que no tratamento. A realidade virtual (RV), a inteligência artificial (IA), a tecnologia da cadeia de bloqueio e a telemedicina têm um papel a desempenhar na abordagem desta crise. Esperamos que a Cúpula Mundial do Bem-Estar seja um importante passo para a adoção generalizada de tecnologias digitais para o bem-estar em todo o mundo. Em colaboração com parceiros de todo o mundo, estamos montando uma série de conjuntos de ferramentas políticas para apoiar os esforços de implementação de soluções focadas na prevenção e não no tratamento. O primeiro documento – “The New Wellness Paradigm: Toward Prevention-Focused Health Systems” – foi lançado como parte de nossas atividades pré-evento antes do início da cúpula  na  (segunda-feira, 5 de novembro). Continue lendo para saber como você pode se envolver!

O que é a Global Wellness Summit?

A Cúpula Global Wellness foi iniciada pelo Ministério da Saúde, Ministério da Saúde Pública e Ministério da Economia de Israel. Ela foi realizada em Tel Aviv, de 4 a 5 de novembro de 2018. O evento visou ajudar governos, empresas e outras partes interessadas a enfrentar os desafios colocados pela pandemia de doenças crônicas. Também estabeleceu o cenário para uma série de conjuntos de ferramentas políticas a serem desenvolvidas nos próximos anos. O comitê organizador da cúpula inclui Paul H. Ginsburg, diretor do Center for Health Policy na Brookings Institution, e Michael O’Hickey, diretor administrativo do Center for Policy Analysis na George Mason University.

Por que uma mudança de paradigma de bem-estar é tão importante?

O rápido surgimento de doenças não transmissíveis (DANTs) tem sido descrito como uma pandemia global. Elas são agora o risco sanitário número  (1)um, no mundo. Essas doenças crônicas podem ser prevenidas através de uma combinação de estilos de vida saudáveis e políticas sociais. Entretanto, muitos países carecem das capacidades de governança e das estruturas institucionais necessárias para implementar tais políticas. Isto é especialmente verdadeiro em países com baixos níveis de desenvolvimento. A atual abordagem de governança em relação à saúde pública está amplamente focada no tratamento. Portanto, ela é inadequada para enfrentar os desafios dos DANTs. Isto é em parte o resultado do fato de que a maioria dos sistemas de saúde são organizados com base em silos. É também o resultado do domínio de modelos de prestação de serviços que não estão focalizados na prevenção.

Que ferramentas foram desenvolvidas neste evento?

Como parte deste evento, lançamos um conjunto de ferramentas políticas intitulado “O Novo Paradigma do Bem-Estar: Rumo a Sistemas de Saúde Orientados para a Prevenção”. Este documento é um de uma série que esperamos publicar nos próximos dois anos. O kit de ferramentas de políticas analisa os desafios colocados pela pandemia de DCN e recomenda uma nova estrutura para a elaboração de políticas. Ele também apresenta uma série de recomendações concretas para apoiar a implementação de sistemas de saúde que estão focados na prevenção. Esperamos que este documento seja o primeiro de muitos a emergir da Cúpula Mundial do Bem-estar.

Quem pode se envolver e como?

Como acabamos de descrever, este evento foi o  primeiro passo para uma série de conjuntos de ferramentas políticas sobre bem-estar. Estes serão publicados ao longo dos próximos anos. Esperamos que a Global Wellness Summit seja o ponto de partida para uma conversa mais ampla sobre o papel que as tecnologias digitais podem desempenhar na promoção do bem-estar. Convidamos indivíduos e organizações a se juntarem a esta conversa. Convidamos você a ler o documento de política que acabamos de lançar e a compartilhar conosco suas idéias. Se você estiver interessado em participar mais ativamente desta iniciativa, entre em contato conosco através dos detalhes de contato que podem ser encontrados no final do nosso documento de política.

Resumindo

A Global Wellness Summit foi o primeiro passo para uma série de conjuntos de ferramentas políticas sobre bem-estar. Estes serão publicados ao longo dos próximos anos. Convidamos você a ler os documentos de política que estão disponíveis no site, de lançar e a compartilhar suas ideias. Se você estiver interessado em participar mais ativamente desta iniciativa, entre em contato através dos detalhes de contato que podem ser encontrados no final do documento de política. A pandemia da DCN representa um desafio assustador. A atual abordagem de governança em relação à saúde pública está amplamente focada no tratamento. Portanto, ela é inadequada para enfrentar os desafios das DANTs. Isto é em parte o resultado do fato de que a maioria dos sistemas de saúde são organizados com base em silos. É também o resultado do domínio de modelos de prestação de serviços que não estão focalizados na prevenção. A rápida emergência dos DANTs tem sido descrita como uma pandemia global. Eles são agora o risco número um em saúde no mundo. Isto pode ser tratado através de uma combinação de estilos de vida saudáveis e políticas sociais. Entretanto, muitos países carecem das capacidades de governança e das estruturas institucionais necessárias para implementar tais políticas.

Flávia Carvalho

https://globalwellnessinstitute.org/industry-research/2022-defining-wellness-polio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *