Bem-estar e fisiculturismo é possível.

Por Flávia Carvalho Márcio Marega

Muitos fisiculturistas são exatamente isso – pessoas que se exercitam e se alimentam de forma extremamente regrada e saudável a fim de construírem um corpo esteticamente perfeito dentro de um padrão.

De modo geral, essa disciplina pode ser um exemplo inspirador de beleza física e saúde em seu auge extremo. No entanto, alguns veem aqueles que seguem uma dieta rica em proteínas como elitistas, autorrealistas ou apenas estranhos por recorrerem a uma dieta bastante peculiar – alta ingestão de proteínas e muito mais. Por outro lado, muitos enxergam nessas pessoas o que podemos chamar de “campeões do bem-estar”, hábitos regrados, quando bem orientados, no sentido de incrementar a saúde. Se você se intitula “bodybuilder” ou campeão do bem-estar é menos relevante; o que mais importa é o que você faz, sabemos que ao falarmos em alta performance descolamos um pouco do real conceito de promoção da saúde e pensamos em resultados e no fisiculturismo isso não difere, no entanto, podemos olhar esses atletas e nos inspirar a alcançar um bem-estar – seguindo algumas orientações específicas. Aqui está a verdade sobre estes rótulos e o que eles significam para o seu bem-estar:

O que é um Bodybuilder?

Um fisiculturista (Bodybuilder) é alguém que se exercita para desenvolver seus músculos a fim de aumentar sua força, sua forma física e sua aparência muscular. Os fisiculturistas se concentram na construção de seus músculos através de levantamento de peso, dietas, treinos resistidos (de musculação) e por uma dieta, prescrita por um nutricionista especialista em esporte.
Os fisiculturistas normalmente treinam com uma carga elevada de peso, treinos de força específicos e que devem ser prescritos por um profissional de educação física, a fim de mitigar o risco de lesões, os profissionais que acompanham esse “atleta” devem possuir total conhecimento técnico / fisiológico do que prescrever. Uma boa prescrição de treino de força resistido (musculação), inclui exercícios que trabalham vários grupos musculares, como exercícios com peso livre e nas máquinas específicas para cada grupamento muscular, além dos exercícios de mobilidade, buscando sempre uma melhor performance, todos respeitando os limites individuais e objetivos do cliente.
Uma boa prescrição alimentar (dieta) também é fundamental para o atingimento das metas de excelência buscada por esses praticantes.

A persona do bem-estar?

Pautados na Definição de Bem-estar da OMS – Um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de doenças. Sendo que o social hoje envolve: saúde financeira, espiritual, tecnológica – De modo geral, uma pessoa saudável é alguém que decidiu tomar o controle de sua saúde e bem-estar. Eles provavelmente fizeram algumas mudanças no estilo de vida para melhorar sua saúde. Por exemplo, revisitaram as horas de sono, reviram os hábitos de ingestão alcoólica, podem ter caminhado para uma dieta mais próxima possível do Natural – alimentos mais frescos, provavelmente se envolveram em atividades sociais e reservaram um tempo importante para gerirem sua saúde mental. 

Ponto de equilíbrio: os fisiculturistas e a persona do bem-estar

Você pode pensar que as pessoas que fazem determinadas opções de treinos, hábitos e dietas são apenas obcecadas em permanecerem saudáveis, mas você deve saber que muitas dessas pessoas também estão interessadas em construir músculos e terem uma aparência muscular para além de uma boa qualidade de vida e longevidade. Sabemos que uma boa rotina de sono, que uma boa gestão da saúde mental, que a proteína é um nutriente importante para saúde, assim como também sabemos que o treinamento de força é um componente essencial para a resistência muscular, condicionamento físico e função cardiorrespiratória, todos esses aspectos contribuem para um melhor desempenho, qualidade de vida e longevidade. Então mais uma vez, o que quer que você faça, respeite seus limites e busque por informações consistentes e referenciadas. 

Não há nada de errado em ser um fisiculturista ou uma pessoa focada em seu BEM-ESTAR. A propósito, é ótimo estar tão interessado em sua saúde e em seus hábitos. O mais importante é lembrar que somos todos diferentes, com objetivos diferentes e que não existe uma maneira certa ou errada de viver uma vida saudável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *